terça-feira, 3 de junho de 2008

Ignorância

Fiquei esperando virar a mês para poder escrever aqui, e também confesso, que não tinha muito assunto, e os que eu tinha eram aqueles mesmos de sempre, aí quando resolvi prestar atenção numa aula de geografia, o que nunca acontece, logo me veio a inspiração e demorei dias para organizar as idéias, acho que estou meio enferrujadinha :B

Talvez eu não seja um exemplo de pessoa caridosa, que se importa e lembra dos outros com frequência, sempre fui um pouco egoísta e admito. Mas nessa aula que tive, a professora citou uma história de um indigente que morreu de frio. Uma coisa com certeza se acendeu em mim, não imaginava que essas coisas realmente acontecessem, num país que cresce mais a cada dia, que fica mais rico, não consegue atender as necesssidades vitais de seus cidadãos.
O que a mídia e todos escondem é que para esse crescimento acontecer é preciso passar em cima de alguns. Poucos enriquecendo com a pobreza de muitos. Tudo isso pode parecer um clichê, mas essa história, que acontece todos os dias, com muitas pessoas, no país todo, me chamou a atenção.
A mídia só divulga o que é bom para essa minoria, uma notícia dessa nunca passou em telejornais e nem na internet, mas aqueles vídeos de supostos 'representantes do povo' exibindo seus projetos como grandes trófeus, especialmente em ano eleitoral, ocupam seus 15 minutos no horário nobre. Para que muitos brasileiros humildes, talvez até ignorantes, vejam e se orgulhem de ter escolhido uma pessoa responsável para representá-los.
Pequenos fatos são supervalorizados por essa mesma mídia, que coloca em foco, um assassinato de uma criança de 6 anos, não que não tenha sua importância, e esconde as milhares de vítimas diárias de um sistema cruel.
Não consigo achar solução para todos esses problemas. A educação pode ser sim uma ótima saída, mas enquanto a alienação dos jovens for conveniente pros os governantes, nada muda.
Mas eu me sinto agora na obrigação de tentar ajudar pelo menos uma pessoa pobre, fazer a minha parte. E aconselho, todos a fazerem o mesmo. Acredito que ações pequenas, quando realizadas por muitas (e boas) pessoas, podem causar grandes mudanças.

Um comentário:

G. Coppola disse...

Eu pensei em escrever sobre isso também. Não só isso, mas dar uma bela enfâse na educação do Brasil, que se dá um passo a frente, volta três.

Mas ficou muito bom Bru ♥